Campo Fraturado. Voo em Delírio I - IV, 2019
Dimensão / Dimension
122 x 122 x 8
Categoria / Category
Painel
Material / Materials
Modelagem digital e fotomontagem impressa com tinta pigmentada mineral sobre papel Hahnemühle Photo Rag® Ultra Smooth 305g / Digital modeling and photomontage printed with pigmented mineral ink on Hahnemühle Photo Rag® Ultra Smooth 305gsm paper

[português]

A série intitulada Campo Fraturado (Voo em Delírio), criada a partir de fotomontagens, resulta de composições formadas por fragmentos de imagens presentes na complexidade dos espaços especulares dos Airshafts. Esses fragmentos se mimetizam na superfície topográfica do mármore, ampliado pelo processo fotográfico, cujo resultado é um largo campo onde fragmentos sobrepostos de malhas metálicas sugerem ruínas industriais amalgamadas em um território árido. É como se o espaço mecanizado de um mundo moderno tivesse aflorado ao longo de um tempo indeterminado e transformado a paisagem natural em uma terra arrasada, sugerindo uma concentração temporal de larga escala. O tempo dos minerais fossiliza e interdita a lógica das estruturas fluidas e labirínticas em Airshaft. A perspectiva desaparece e dá lugar a uma nova arqueologia. A meu ver, as imagens, resultantes de fotomontagem e modelagem digital, revelam uma ‘explosão’ ou uma espécie de transfiguração delirante, tal como uma “invitation to an impossible voyage”.



[inglês]

The series entitled Campo Fraturado (Flight in Delirium), created from photomontages, results from compositions formed by fragments of images present in the complexity of the specular spaces of the Airshafts. These fragments mimic the topographic surface of the marble, amplified by the photographic process, the result of which is a large field where overlapping fragments of metallic meshes suggest industrial ruins amalgamated in an arid territory. It is as if the mechanized space of a modern world had surfaced over an indeterminate period of time and transformed the natural landscape into a scorched earth, suggesting a large-scale temporal concentration. The time of minerals fossilizes and interdicts the logic of fluid and labyrinthine structures in Airshaft. Perspective disappears and gives way to a new archaeology. In my view, the images, resulting from photomontage and digital modeling, reveal an 'explosion' or a kind of delirious transfiguration, such as an "invitation to an impossible voyage".

Ana Maria Tavares, 2019


Campo Fraturado. Voo em Delírio II, 2019. Modelagem digital e fotomontagem impressa com tinta pigmentada mineral sobre papel Hahnemühle Photo Rag® Ultra Smooth 305g. 120 x 120 x 7.6 cm. Edição única. Créditos: Pedro Perez Machado.


Campo Fraturado. Voo em Delírio III, 2019. Créditos: Pedro Perez Machado.


Campo Fraturado. Voo em Delírio III, 2019. Créditos: Pedro Perez Machado.


Campo Fraturado. Voo em Delírio IV, 2019. Créditos: Pedro Perez Machado.


Campo Fraturado. Voo em Delírio II e III. Vista da exposição "O Real Intocável", na Galeria Silvia Cintra, Rio de Janeiro, 2019. Créditos: Pedro Perez Machado.


Vista da exposição "O Real Intocável", na Galeria Silvia Cintra, Rio de Janeiro, 2019. Créditos: Pedro Perez Machado.