Exit III com Parede Niemeyer (Estação Luz), 2016
Dimensão / Dimension
274 x 530 x 196 cm
Categoria / Category
instalação
Material / Materials
aço inox, alumínio, borracha, fone de ouvido, mp3 player e espelho
A série EXIT foi criada em 1998 como uma instalação inicialmente intitulada Exit (Rotterdam Lounge). Cinco escadas utilizadas para embarque em aviões foram desenhadas em diferentes tamanhos e formatos para serem dispostas em um grande lounge. Do topo das escadas o visitante poderia ouvir uma peça sonora diante de painéis de espelhos que ocupariam o grande hall de um edifício na cidade de Rotterdam, Holanda. Devido à grande logistica implicada na ocupação do edifício de Rottedam a realizaçcão desta instalação tornou-se inviável. No entanto, o convite para participar da exposição coletiva Território Expandido no SESC Pompéia, em 1998, curada por Angélica de Morais, mostrou-se como o ambiente ideal para a confeção da primeira peça do projeto Rotterdam Lounge. Esta mostra teve como objetivo homenagear os indicados ao Prêmio Multicultural Estadão e caberia a cada artista convidado escolher seu homenageado. Assim, a primeira aparição de EXIT se deu como uma homenagem ao Sr Emanoel Araújo. Foi somente em sua segunda apresentação pública que EXIT ganhou seus atributos definitivos e se tornou EXIT I com Parede Niemeyer, ocasião em que, à convite de Tadeu Chiarelli, ocupou o grande salão do MAM-SP, durante o Panorama 99. Deslocando minha produção das questões formais mais pertinentes à minha geração e à anterior, Tadeu Chiarelli compreendeu a importância de contextualizar a obra no segmento A ARTE E AS (IR)REALIDADADES DO COTIDIANO, onde figurariam artistas tais como Ricardo Basbaum, Oriana Duarte, Paula Trope entre outros, dedicados à questões além da forma e voltados a pensar à cidade a as relações com o outro. Esta obra marcou um momento importante na produção e abriu caminho para uma série de novas experiências que ampliavam o questionamento crítico, já presente no trabalho, acerca das contruções ideológicas presentes na arquitetura modernista brasileira, em especial, os partidos defendidos pela Escola Carioca a partir dos anos quarenta. A segunda versão desta série, EXIT II, foi realizada para a Bienal de Istambul, a convite da curadora Yuko Hasegawa. A partir de 1999 as duas obras foram expostas em diversos países, em instalações inéditas que conferiram ao trabalho caracterísiticas únicas. EXIT I e EXIT II com Parede Niemeyer pertencem a importantes coleções da França e de Portugal. Para a retrospectiva da Pinacoteca em 2016 a terceira instalação da série chamada Exit III com Parede Niemeyer (Estação Luz) ocupou o espaço central do edifício. Como podemos ver a seguir, em cada intervenção realizada, a obra Exit com Parede Niemeyer incorpora em seu título e em sua forma instalativa os conteúdos físicos e dicursivos relativos aos lugares onde se instala.
Ana Maria Tavares, 2016
Exit III com Parede Niemeyer (Estação Luz), 2016. ©Ruy Teixeira.
Exit III com Parede Niemeyer (Estação Luz), 2016. ©Ruy Teixeira.
Exit III com Parede Niemeyer (Estação Luz), 2016. ©Ruy Teixeira.
Exit III com Parede Niemeyer (Estação Luz), 2016. ©Ruy Teixeira.
Exit III com Parede Niemeyer (Estação Luz), 2016. ©Ruy Teixeira.