[português]
Pertencente à série Mesas, a Mesa Curva é formada por escultura que é uma plataforma suspensa por pernas alongadas com rodas industriais, à altura média do olhar. Pretendia-se aqui estabelecer o contraste entre as referências do universo objetivo do espectador, evidenciando na escultura pela forma de objeto utilitário (a mesa com rodas) e um outro universo, mais subjetivo, emoldurado e ativado por filetes de alumínio que remetiam ao desenho. Porém, é importante ressaltar que, na série Mesas, as rodas cumpriam um papel de grande importância na medida em que sugeriam, mesmo que metaforicamente, o suposto deslocamento do desenho mural para o espaço real. O caráter “móvel” conferido à obra pela presença das rodas pretendia sinalizar o forte desejo de fazer com que o trabalho assumisse, mais definitivamente, sua condição tridimensional. Desta forma, elas poderiam ser entendidas como um comentário irônico e até bem-humorado, a respeito da autonomia da obra e de sua permanência no contexto da arte.
[inglês]
Belonging to the Mesas series, the Curved Table is formed by a sculpture that is a platform suspended by elongated legs with industrial wheels, at the average height of the eye. I was intended here to establish a contrast between the references of the spectator's objective universe, evidenced in the sculpture by the form of a utilitarian object (the table with wheels) and another, more subjective universe, framed and activated by aluminum fillets that referred to the drawing. However, it is important to emphasize that, in the Mesas series, the wheels played a very important role insofar as they suggested, even if metaphorically, the supposed displacement of the mural design to the real space. The “mobile” character conferred to the work by the presence of the wheels intended to signal the strong desire to make the work assume, more definitively, its three-dimensional condition. In this way, they could be understood as an ironic and even humorous commentary on the autonomy of the work and its permanence in the context of art.
Ana Maria Tavares, 2000