Visiones Sedantes II, 2002
Dimensão / Dimension
120 m2
Categoria / Category
instalação
Material / Materials
Carpetes, cadeiras, espelho retrovisor, piano, áudio, flores, aço inox, isofilm e plotagem em poliéster espelhado

[português]

O percurso proposto nas obras de Ana Maria Tavares é marcado pela relação entre espaço, obra e espectador, e envolve a tensão entre escultura e design como uma armadilha para os sentidos. Além disso, há o deslocamento de "não-lugares", a participação e diluição na obra. A partir dessas obras, que pressupõem uma decisão do espectador-participador, destaca-se o projeto Visiones Sedantes, desenvolvido para a Bienal de Havana de 2000, no qual a artista emancipa a obra do terreno estéril das artes plásticas. No contexto específico da Bienal de Havana, a artista ocupou uma galeria da Biblioteca Nacional da cidade. Essa galeria estava forrada com lajotas de cerâmica branca e tinha uma fachada de vidro que dava vista para uma praça conhecida pelo comércio turístico de livros antigos em bancas improvisadas. A artista instalou uma sala VIP de aeroporto nesse espaço, com música ambiente e ar-condicionado, e vedou-a com insulfilm contendo palavras escapistas do universo do anestesiamento. Essa instalação gerou uma contradição, adquirindo um caráter político ao vigiar a situação perversa do turismo predatório na região de Havana, onde estavam sendo construídas muitas lojas de grife. Espelhos retrovisores foram posicionados de forma a refletir a venda de livros para turistas enquanto a biblioteca estava vazia, transformando o exterior em um cinema e criando uma miragem. As palavras impressas na fachada foram colecionadas desde a exposição "Porto Pampulha", realizada em 1997, na qual a artista transfigurou o Museu da Pampulha. Ana Maria Tavares aborda os estados de suspensão do espectador em relação à paisagem, à arte e ao contexto do projeto modernista em que o ex-cassino foi construído. Em 2002, a instalação "Visiones Sedantes 2" foi montada na galeria da Fiesp como parte da exposição "Estratégias para Deslumbrar". Nessa obra, a fachada de vidro da galeria tornou-se a quarta parede de uma sala especialmente construída para o trabalho.

[inglês]

The route proposed in the works of Ana Maria Tavares is marked by the relationship between space, work and spectator, and involves the tension between sculpture and design as a trap for the senses. In addition, there is the displacement of "non-places", the participation and dilution in the work. From these works, which presuppose a decision by the spectator-participant, the project Visiones Sedantes, developed for the 2000 Havana Biennial, stands out, in which the artist emancipates the work from the sterile terrain of the visual arts. In the specific context of the Havana Biennial, the artist occupied a gallery in the city's National Library. This gallery was lined with white ceramic tiles and had a glass facade overlooking a square known for the tourist trade of old books in improvised stalls. The artist installed an airport VIP room in this space, with ambient music and air conditioning, and sealed it with insulfilm containing escapist words from the universe of anesthesia. This installation generated a contradiction, acquiring a political character by monitoring the perverse situation of predatory tourism in the Havana region, where many designer stores were being built. Rearview mirrors were positioned to reflect the sale of books to tourists while the library was empty, transforming the exterior into a cinema and creating a mirage. The words printed on the facade were collected from the exhibition "Porto Pampulha", held in 1997, in which the artist transfigured the Pampulha Museum. Ana Maria Tavares addresses the spectator's states of suspension in relation to the landscape, the art and the context of the modernist project in which the former casino was built. In 2002, the installation "Visiones Sedantes 2" was mounted at the Fiesp gallery as part of the exhibition "Strategies to Dazzle". In this work, the glass façade of the gallery became the fourth wall of a room specially built for the work.

Juliana Monachesi
Referência: http://www.forumpermanente.org/rede/numero/rev-numero2/juliana-2


Visiones Sedantes II, 2002. Vista geral da exposição "Estratégias para Deslumbrar", no Museu de Arte Contemporânea da USP e Galeria de Arte do SESI - FIESP, São Paulo. Créditos: João Musa.


Visiones Sedantes II, 2002. Vista geral da exposição "Estratégias para Deslumbrar", no Museu de Arte Contemporânea da USP e Galeria de Arte do SESI - FIESP, São Paulo. Créditos: João Musa.


Visiones Sedantes II, 2002. Vista geral da exposição "Estratégias para Deslumbrar", no Museu de Arte Contemporânea da USP e Galeria de Arte do SESI - FIESP, São Paulo. Créditos: João Musa.


Visiones Sedantes II, 2002. Vista geral da exposição "Estratégias para Deslumbrar", no Museu de Arte Contemporânea da USP e Galeria de Arte do SESI - FIESP, São Paulo. Créditos: João Musa.