Estudos para Airshaft (da série Pré-Piranesi) | Políptico I - V, 2004
Dimensão / Dimension
dimensões variáveis
Categoria / Category
imagem digital
Material / Materials
impressão com tinta pigmentada mineral sobre papel Kozo Thick White 110g
[português]
O convite para realizar uma intervenção em
um antigo edifício – uma fábrica têxtil construída em 1934 e abandonada por
mais de vinte anos, na zona leste em São Paulo – tornou mais evidente meu interesse
pelo trabalho de Giovanni Battista Piranesi (1720 – 1778). Das obras de
Piranesi sempre me chamou especial atenção sua série de gravuras Carceri d’Invenzione,
dado o caráter crítico destas peças gráficas, realizadas no século XVIII. O
resultado deste encontro – de minhas experiências físicas e sensoriais neste
edifício abandonado com as fortes lembranças das prisões imaginárias de Piranesi
– resultou na obra Labirinto (2002). Esta intervenção arquitetônica penetrou
lajes e pisos a fim de se constituir como um enorme labirinto conectado por
plataformas suspensas e escadas de aço que serpentearam por entre os andares,
perfurando pisos e paredes, a fim de ressignificar as experiências do tempo e
do espaço desta edificação em aparente condição de ruína. A partir da intervenção,
realizada para o evento de arte pública artecidadezonaleste, em 2002,
iniciei um projeto de larga duração, o qual tomou o labirinto e o fragmento
como ponto de partida para a articulação de uma grande série, posteriormente
intitulada Airshaft.
As obras que compõem a série Airshaft
abrangiam, inicialmente, vídeos e desenhos digitais que deram origem à produção
de trabalhos em diversas técnicas e inspiraram a criação de instalações únicas
em diversas escalas, as quais foram expostas a partir de 2002 em vários museus
do Brasil e do exterior. Fazem parte deste conjunto as instalações Labirinto,
SP, 2002; Kensington Maze, UK, 2003, e Open-Air Temple for Cingapura, 2006; as
vídeo-instalações Airshaft para Piranesi, 2008, e Rotação Infinita: Invenzione
para Piranesi (da série Airshaft), 2015; uma larga série de obras gráficas
intituladas Airshaft, iniciadas em 2008, além dos desenhos preparatórios
realizados a partir de 1998.
Ana
Maria Tavares, 2017
Estudos para Airshaft (da série Pré-Piranesi) - Políptico I - V, 2004. Créditos: Pedro Perez Machado.
Estudos para Airshaft I (da série Pré-Piranesi), 2004. Créditos: Pedro Perez Machado.
Estudos para Airshaft II (da série Pré-Piranesi), 2004. Créditos: Pedro Perez Machado.
Estudos para Airshaft III (da série Pré-Piranesi), 2004. Créditos: Pedro Perez Machado.
Estudos para Airshaft IV (da série Pré-Piranesi), 2004. Créditos: Pedro Perez Machado.
Estudos para Airshaft V (da série Pré-Piranesi), 2004. Créditos: Pedro Perez Machado.
Vista parcial da exposição "Cárceres a duas vozes: Piranesi e Ana Maria Tavares", no Museu Lasar Segall, São Paulo, 2015. Créditos: Pedro Perez Machado.