Secrets of the South Waters I - V (for Mnemosyne), 2017
Dimensão / Dimension
190 x 190 x 2 cm
Categoria / Category
instalação
Material / Materials
pedra granito e aço inoxidável

[português]

Secrets of the South Waters I – V (for Mnemosyne), é uma série que seguiu as mesmas ideias desenvolvidas em Secrets of the Waters (for Mnemosyne) em 2008. Nesta nova série, apenas uma pedra de granito é colocada no chão, seguido por uma radiestesia na busca por correntes de água subterrâneas e campo magnético como forma de celebrar as águas. A repetição é uma característica de todos os mantras e por essa razão é importante imaginar que, ao ser colocado em muitos ambientes diferentes do globo, os sons do mantra ressoarão com um poder mais forte. Embora unidos pela repetição do mantra, a beleza de cada granito escolhido, sempre com uma formação, cor e desenho diferentes, confere a cada obra uma condição única.

A obra é uma celebração quanto uma plataforma para examinar nossa percepção do tempo em relação à natureza a partir da perspectiva de nossos desejos e necessidades. Joga com a memória e com o presente, abordando as questões ambientais. O projeto toma a água como elemento central e se estrutura através da articulação da experiência oral pelo uso de um mantra poético. 

A água sempre foi considerada um símbolo de fertilidade e está ligada à origem do mundo; ao nascimento, limpeza e renovação. Está associado à pureza e tranquilidade, mas também pode ser tempestuoso e ameaçador, impossível de controlar e não confiável. Ele carrega o poder de transição: de líquido para sólido para vapor. O tempo, a memória, a história, a atualidade, a tecnologia antiga, são todos chamados à ação para abordar questões que são, a meu ver, mais urgentes hoje. 

Outra referência vem da mitologia grega e de sua deusa da memória, Mnemosyne, a quem se atribui a descoberta do poder da memória e que, como mãe de todas as musas, também foi patrona da tradição oral. Na obra, esta tradição oral assume a forma de um mantra que, tradicionalmente, assenta na memória e na repetição. O mantra é estruturado como um auxiliar de memória poética ou, em termos gregos, um mnemônico. Menmônicos são frequentemente declarações verbais, como um poema muito curto ou uma palavra especial usada para ajudar uma pessoa a se lembrar de algo. Como elemento importante da obra, tanto na forma escrita quanto na oral, serve aqui para comentar nosso poder de ansiar, de realizar, de celebrar e de resistir. 

Ana Maria Tavares, 2021

Secrets of the South Waters I - V (for Mnemosyne), 2017. Pedra granito e aço inoxidável. 190 Ø x 2 cm. Edição única. Créditos: Ana Maria Tavares.


Secrets of the South Waters I - V (for Mnemosyne), 2017. Créditos: Ana Maria Tavares.


Secrets of the South Waters I - V (for Mnemosyne), 2017. Créditos: Ana Maria Tavares.