[português]
Para meu trabalho Colunas, 1984, reconsiderei as ideias da instalação anterior Instalação/Pintura/Objetos, de 1983. Eliminei as tábuas, que funcionavam como mediadoras para delimitar o espaço. Esta obra apresenta algo que está simultaneamente fora e dentro, que define duas qualidades diferentes de volume e estabelece uma tensão entre duas direções e planos opostos no espaço: uma peça que é em si um movimento, uma transição que revela significados diferentes à medida que eu (ou o observador) me movo(s) em torno dela. As Colunas são dois arcos redondos, invertidos na direção, presos ao teto e ao piso. Há um pedaço de pano esticado entre esses arcos, que define o volume. As partes inferior e superior são as mesmas, exceto que são invertidas, com aberturas em direções opostas. Ao esticar um pano do teto ao chão, estou unindo dois planos opostos. A tensão desses planos está na relação entre os dois arcos opostos e o que acontece ente eles: uma forma "semelhante à pele" criando volume. A peça não é sobre cor e a escolha do cinza metálico foi feita por sua associação visual ao metal, um material de consistência para suportar peso ou separar duas forças atrativas. Cada variação dos arcos implicará uma variação de volume e determinará outra relação com a sala.
Obra realizada como parte do mestrado da artista Ana Maria Tavares no The School of The Art Institute of Chicago SAIC Chicago, em setembro de 1984 a junho de 1986.
[inglês]
For my work Colunas, 1984, I reconsidered the ideas of the previous installation Installation/Pintura/Objetos, from 1983. I eliminated the boards, which functioned as mediators to delimit the space. This work presents something that is simultaneously outside and inside, that defines two different qualities of volume and establishes a tension between two opposing directions and planes in space: a piece that is in itself a movement, a transition that reveals different meanings as I move through it. (or the observer) I move around it. The Columns are two round arches, reversed in direction, attached to the ceiling and floor. There is a piece of cloth stretched between these arches, which defines the volume. The bottom and top parts are the same, except they are reversed, opening in opposite directions. When stretching a cloth from the ceiling to the floor, I am joining two opposing planes. The tension of these planes is in the relationship between the two opposing arches and what happens between them: a "skin-like" shape creating volume. The piece is not about color and the choice of metallic gray was made for its visual association with metal, a material with consistency to support weight or to separate two attractive forces. Each variation of the arches will imply a variation in volume and will determine another relationship with the room.
Obras realizadas como parte do mestrado The School of The Art Institute of Chicago SAIC, Chicago. Setembro de 1984 a junho de 1986.
Coluna, 1984. Lycra, tarugos de poliestireno. Medidas variáveis. Edição única.
Coluna, 1984.
Coluna, 1984.
Coluna, 1984.