[português]
"[...]. Um reservatório cilíndrico de 2,80m de altura por 2m de diâmetro construído com tijolos refratários. Uma arquitetura monolítica, 'industrial', que destoava do entorno 'artístico' dos jardins da FAAP, através da mesma razão utilitária falaciosa que a artista usaria mais tarde em outros trabalhos. Apesar da aparência, nem caixa d'água, nem silo comum, muito menos um objeto de arte previsível. E sim uma construção específica para receber, guardar e manter por algumas horas os raios de luz solar. Interessante nesse trabalho o fato de a artista privilegiar uma relação com o macrocosmo, levando para o espaço do Projeto uma dimensão lírica surpreendente, difícil de ser localizada na maioria dos outros trabalhos ali expostos".
CHIARELLI, Tadeu. 'Ana Maria Tavares e o cerco da arte'. In: Ana Maria Tavares. Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil: 1990.p.06.
[inglês]
"[...]. A cylindrical reservoir 2.80 m high and 2 m in diameter built with refractory bricks. A monolithic, 'industrial' architecture, which clashed with the 'artistic' surroundings of the FAAP gardens, due to the same utilitarian reason fallacious that the artist would later use in other works. Despite the appearance, neither a water tank nor a common silo, much less a predictable art object. Rather, a specific construction to receive, store and maintain for a few hours the rays of sunlight. Interesting in this work is the fact that the artist privileges a relationship with the macrocosm, bringing a surprising lyrical dimension to the space of the Project, difficult to be located in most of the other works exhibited there".
CHIARELLI, Tadeu. 'Ana Maria Tavares and the siege of art'. In: Ana Maria Tavares. Raquel Arnaud Art Office, São Paulo, Brazil: 1990.p.06.
Tadeu Chiarelli, 1990
Abrigo para o Sol, 1986. Créditos: Ana Maria Tavares.
Abrigo para o Sol, 1986. Créditos: Ana Maria Tavares.
Abrigo para o Sol, 1986. Créditos: Luiz Pini Neto.