Topografias em Desvio, de Paxton a Burle Marx I-III (da série Hieróglifos Sociais), 2015
Dimensão / Dimension
85 x 120 x 180 cm
Categoria / Category
three-dimensional
Material / Materials
Impressão com tinta pigmentada mineral sobre papel Canson 330gr, crochê, vidro, acrílico e aço inox

[português]

 Parte da série Hieróglifos Sociais, a obra de arte conecta arte, arquitetura, engenharia e natureza através das obras dos arquiteto e jardineiro inglês Joseph Paxton (1803–1865), o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907–2012) e o paisagista e artista plástico brasileiro Roberto Burle Marx (1909-1994). A superfície da mesa mostra imagens do Edifício Oca, de Oscar Niemeyer, transformado: ao construir uma maquete digital e usar processos de espelhamento para alterar o referente, a artista combina o gesto e a sensualidade do design, aqui apresentado de forma renovada. Como uma plataforma para ser vista de cima, a mesa abriga várias cúpulas de acrílico imaculadas, sob as quais são colocados diferentes nenúfares artesanais da vitória-régia. Protegidas da contaminação externa, essas espécies naturais encapsuladas fazem referência ao interesse de Paxton e Burle Marx pela flora tropical e pelo papel da natureza na construção do mundo moderno. Os objetos primorosamente feitos à mão, criados em colaboração com artesãs brasileiras, são uma homenagem ao tradicional trabalho têxtil feminino, historicamente desvalorizado como decorativo ou meramente utilitário e, portanto, indigno de atenção acadêmica ou exibição pública. Reunindo processos industriais de alta tecnologia e artesanato, o trabalho desafia a ideia de pureza de Adolf Loos, conforme declarado em seu manifesto “Ornamento e Crime” de 1910. Ao fazê-lo, pretende explorar as relações e inconsistências entre a natureza tropical, o modernismo e a vida contemporânea.


[inglês]

  Part of the Social Hieroglyphs series, the artwork connects art, architecture, engineering, and nature through the works of the English architect and gardener Joseph Paxton (1803–1865), the Brazilian architect Oscar Niemeyer (1907–2012) and the Brazilian landscape designer and artist Roberto Burle Marx (1909–1994). The table surface shows images from the transformed Oca Building by Oscar Niemeyer: by constructing a digital maquette and using mirroring processes to alter the referent, the artist combines the gesture and sensuality of the design, presented here in a renewed way. Like a platform to be seen from above, the table houses several pristine plexiglas domes, beneath which different handmade Victoria regia water lilies are placed. Protected from external contamination, these encapsulated natural species reference Paxton and Burle Marx’s interest in tropical flora and nature’s role in constructing the modern world. The exquisitely handmade objects, created in collaboration with Brazilian artisans, are a tribute to the traditional textile work of women, which was historically undervalued as either decorative or merely utilitarian and thus undeserving of scholarly attention or public display. Bringing together high-tech industrial processes and handmade craftwork, the work challenges Adolf Loos’ idea of purity as stated in his ‘Ornament and Crime’ manifesto of 1910. By doing so, it aims to explore the relationships and inconsistencies between tropical nature, modernism, and contemporary life.


Topografias em Desvio, de Paxton a Burle Marx I (da série Hieróglifos Sociais), 2015. Impressão sobre papel Canson 330g, crochê, vidro, acrílico e aço inox, 85 x 120 x 180 cm. Edição única. Créditos: Ana Maria Tavares.


Detalhe da obra. Topografias em Desvio, de Paxton a Burle Marx I (da série Hieróglifos Sociais), 2015. Créditos: Ana Maria Tavares.


Detalhe da obra Topografias em Desvio, de Paxton a Burle Marx I (da série Hieróglifos Sociais), 2015. Créditos: Ana Maria Tavares.


Topografias em Desvio, de Paxton a Burle Marx I (da série Hieróglifos Sociais), 2015. Impressão sobre papel Canson 330g, crochê, vidro, vidro, acrílico e aço inox, 85 x 120 x 180 cm. Edição única. Créditos: Ana Maria Tavares.


Topografias em Desvio, de Paxton a Burle Marx III (da série Hieróglifos Sociais), 2015. Impressão sobre papel Canson 330g, crochê, vidro, acrílico e aço inox, 85 x 120 x 180 cm. Edição única. Créditos: Ana Maria Tavares.


Topografias em Desvio, de Paxton a Burle Marx III (da série Hieróglifos Sociais), 2015. Impressão sobre papel Canson 330g, crochê, vidro, vidro, acrílico e aço inox, 85 x 120 x 180 cm. Edição única. Créditos: Ana Maria Tavares.


Topografias em Desvio, de Paxton a Burle Marx I e III (da série Hieróglifos Sociais). Vista da exposição "Sortir du silence: au-delà de la modernité", na Galleria Continua - Paris, 2023. Créditos: Ana Maria Tavares.