Mesa Oca, 2011
Dimensão / Dimension
86 x 70 x 70 cm
Categoria / Category
three-dimensional
Material / Materials
Metacrilato cristal e aço inox
[português]
Oca também significa "vazio" e esta peça Tavares montou uma pilha de placas de acrílico transparente para construir uma Oca vazia. A estrutura de concreto no interior do edifício, que permanece intocada pela cúpula, é representada como uma forma negativa - um vazio -, pelo acúmulo das camadas de acrílico que resulta no volume do edifício apagado e, portanto, vazio. Esse vazio é, na verdade, uma inversão do tão elogiado e celebrado sistema construtivo de concreto, desenvolvido no século XX e exportado para todos os países, inclusive aqueles onde a tecnologia não era tão desenvolvida, como o Brasil dos anos 50. Como resultado da falta de processos tecnológicos para dar vida aos edifícios modernos de concreto, o Brasil tem uma longa história de exploração do trabalho, resultando em mortes e sofrimento de trabalhadores que não tiveram outra opção a não ser aceitar todos os tipos de demandas. Como se estivesse camuflado em seu próprio vazio, a materialidade do edifício é dissolvida e ao mesmo tempo capturada e congelada em um jogo virtual com sua materialidade. Sua presença é silenciada como um lembrete dos silenciados.
[inglês]
Oca in Portuguese also means "empty" and this piece Tavares assembled a pile of clear plexiglass plates to build an empty Oca. The concrete structure inside the building, that rests untouched by the cupula, is represented as a negative shape - a void -, by the accumulation of the plexiglass layers which results in the building's volume erased and, therefore, empty. This emptiness is, in fact, a reversal of the so much praised and celebrated concrete construction system, developed in the 20 century, and exported to all the countries, including those where technology was not so much developed, like Brazil in the fifties. As a result of the lack of technological processes to make modern concrete buldings come to life, Brazil has a long history of work exploitation resulting in deaths and suffering among workers who had no option rather than accept all kinds of demands. As if it were camouflaged in its own emptiness, the building's materiality is dissolved and at the same time captured and frozen in a virtual play with its materiality. Its presence is muted as a reminder of those silenced.
Mesa Oca (Void), 2011. Metacrilato cristal e aço inox, 86 x 70 x 70 cm, edição de 3. Créditos: Flávio Lamenha.
Detalhe da obra Mesa Oca (Void). Exposição "Desviantes"(da série Hieróglifos Sociais), na Galeria Vermelho, 2011. Créditos: Flávio Lamenha.
Mesa Oca (Void). Exposição "Desviantes"(da série Hieróglifos Sociais), na Galeria Vermelho, 2011. Créditos: Flávio Lamenha.
Mesa Oca (Void). Exposição "Sortir du silence: au-delà de la modernité", na Galleria Continua - Paris, 2023.Créditos: cortesia da artista e Galleria Continua, foto por Allison Borgo.
Mesa Oca (Void). Exposição "Sortir du silence: au-delà de la modernité", na Galleria Continua - Paris, 2023.Créditos: cortesia da artista e Galleria Continua, foto por Allison Borgo.
Detalhe da obra Mesa Oca (Void). Créditos: cortesia da artista e Galleria Continua, foto por Allison Borgo.
Detalhe da obra Mesa Oca (Void). Créditos: cortesia da artista e Galleria Continua, foto por Allison Borgo.
Vista da exposição "Sortir du silence: au-delà de la modernité", na Galleria Continua - Paris, 2023. Créditos: cortesia da artista e Galleria Continua, foto por Allison Borgo.