Utopia Negativa I, 2019
Dimensão / Dimension
134 x 137 x 8 cm
Categoria / Category
Painel
Material / Materials
Modelagem digital impressa sobre acrílico, fotomontagem impressa sobre ACM, aço inox e alumínio / Digital modeling printed on acrylic, photomontage printed on ACM, stainless steel and aluminum
[português]
As
obras pretendem questionar as relações entre “desenho, ordem e estrutura que
estão fadadas à fragmentação, desordem e dissolução” e a relação tensa entre
natureza e artifício, entre pureza e contaminação. Da mesma forma que Piranesi
toma 'ruínas arquitetônicas históricas com um desenho imaginário voltado para o
futuro', tomo minerais orgânicos transformados em imagens digitais ficcionais e
materiais industriais como ponto de partida para criar o que imagino como
ruínas do futuro e cartografias contaminadas. A obra fala de um universo
transitório, que muda constantemente de um urbanismo arqueológico e fraturado
de um futuro imaginado para uma investigação asséptica e racionalizada sobre a
natureza.
[inglês]
The works intend to question the relations between ‘design,
order, and structure which are bound to fragmentation, disorder, and
dissolution’ and also the tense relation between nature and artificie, between
purity and contamination. In the same manner as Piranesi takes ‘historic architectural
ruins with an imaginary design oriented to the future’ I take organic minerals
transformed into digital fictional images and industrial materials as a point
of departure to create what I envision as ruins of the future and contaminated
cartographies. The work speaks of a transitory universe, one that shifts
constantly from an archaeological and fractured urbanism of an imagined future
to an aseptic and rationalized inquiry about nature.
Ana
Maria Tavares, 2019
Utopia Negativa I, 2019. Modelagem digital impressa sobre acrílico, fotomontagem impressa sobre ACM, aço inox e alumínio. 125 x 133,2 x 7,6 cm. Edição única. Créditos: Pedro Perez Machado.
Utopia Negativa I, 2019. Créditos: Pedro Perez Machado.
Vista geral da exposição "O Real Intocável", na Galeria Silvia Cintra, 2019. Créditos: Pedro Perez Machado.