Noturnos (da série Caça-Palavras), 2004
Dimensão / Dimension
variavel
Categoria / Category
three-dimensional
Material / Materials
Aço inoxidável colorido e alumínio / Colored stainless steel and aluminum

[português]

Pequenos Noturnos é uma série de obras que foi criada a partir de 2004 como uma extensão da exposição Noturnos, realizada no mesmo ano em uma exposição individual no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo. Essa série faz parte das séries Caça-Palavras e Palavras Cruzadas, que tiveram início em 2003. As obras foram elaboradas tendo como referência as paredes-poemas que surgiram em Numinosum, em 2000, e posteriormente em Cityscape, em 2001 e 2002.

Essas obras são uma continuidade das investigações mais recentes da artista, que incluem uma reflexão sobre os mecanismos que utilizamos para escapar das pressões impostas pela vida cotidiana. Com humor e oferecendo uma experiência estética e poética, as obras buscam enfatizar os artifícios utilizados pela mídia para tornar o indivíduo ao mesmo tempo cúmplice desse sistema que já o cooptou. A consequência mais perversa desse processo é a ilusão de poder, prazer e autoestima vivenciados.

Tomando como referência a ideia de jogo e passatempo, as obras apresentam uma superfície espelhada de aço inox preto e azul, com letras prateadas que contrastam entre si e criam um campo visual carregado de significados poéticos e variações gráficas. É necessário fazer um esforço para apreender o texto, pois a realidade do ambiente invade a superfície do espelho de inox, transformando a obra em um espaço e uma experiência de tempo paralelo, em suspensão, permitindo inúmeras projeções de sentido.




[inglês]

Pequenos Noturnos is a series of works created in 2004 as an extension of the Noturnos exhibition, held in the same year in a solo exhibition at the Centro Cultural Vergueiro, in São Paulo. This series is part of the Caça-Palavras and Palavras Cruzadas series, which began in 2003. The works were elaborated with reference to the wall-poems that appeared in Numinosum, in 2000, and later in Cityscape, in 2001 and 2002.

These works are a continuation of the artist's most recent investigations, which include a reflection on the mechanisms we use to escape the pressures imposed by everyday life. With humor and offering an aesthetic and poetic experience, the works seek to emphasize the artifices used by the media to make the individual at the same time an accomplice of this system that has already co-opted him. The most perverse consequence of this process is the illusion of power, pleasure and self-esteem experienced.

Taking the idea of ​​play and pastime as a reference, the works feature a mirrored surface of black and blue stainless steel, with silver letters that contrast with each other and create a visual field laden with poetic meanings and graphic variations. It is necessary to make an effort to apprehend the text, as the reality of the environment invades the surface of the stainless steel mirror, transforming the work into a space and an experience of parallel time, in suspension, allowing for countless projections of meaning.

Ana Maria Tavares, 2004


Vista geral da exposição "Noturnos (da série Caça-Palavras), no Centro Cultural São Paulo, São Paulo, 2004. Créditos: João Musa.


Detalhe das obras Noturnos, da série Caça-Palavras, no Centro Cultural São Paulo, São Paulo, 2004. Créditos: João Musa.


Detalhe das obras Noturnos, da série Caça-Palavras, no Centro Cultural São Paulo, São Paulo, 2004. Créditos: João Musa.


Vista geral da exposição "Noturnos (da série Caça-Palavras), no Centro Cultural São Paulo, São Paulo, 2004. Créditos: João Musa.


Vista geral da exposição "Noturnos (da série Caça-Palavras), no Centro Cultural São Paulo, São Paulo, 2004. Créditos: João Musa.


Vista geral da exposição "Noturnos (da série Caça-Palavras), no Centro Cultural São Paulo, São Paulo, 2004. Créditos: João Musa.