[português]
Pequenos Noturnos é uma série
de obras que foi criada a partir de 2004 como uma extensão da exposição
Noturnos, realizada no mesmo ano em uma exposição individual no Centro Cultural
Vergueiro, em São Paulo. Essa série faz parte das séries Caça-Palavras e
Palavras Cruzadas, que tiveram início em 2003. As obras foram elaboradas tendo
como referência as paredes-poemas que surgiram em Numinosum, em 2000, e
posteriormente em Cityscape, em 2001 e 2002.
Essas obras são uma
continuidade das investigações mais recentes da artista, que incluem uma
reflexão sobre os mecanismos que utilizamos para escapar das pressões impostas
pela vida cotidiana. Com humor e oferecendo uma experiência estética e poética,
as obras buscam enfatizar os artifícios utilizados pela mídia para tornar o
indivíduo ao mesmo tempo cúmplice desse sistema que já o cooptou. A consequência
mais perversa desse processo é a ilusão de poder, prazer e autoestima
vivenciados.
Tomando como referência a
ideia de jogo e passatempo, as obras apresentam uma superfície espelhada de aço
inox preto e azul, com letras prateadas que contrastam entre si e criam um
campo visual carregado de significados poéticos e variações gráficas. É
necessário fazer um esforço para apreender o texto, pois a realidade do
ambiente invade a superfície do espelho de inox, transformando a obra em um
espaço e uma experiência de tempo paralelo, em suspensão, permitindo inúmeras projeções
de sentido.
[inglês]
Pequenos Noturnos is a series of
works created in 2004 as an extension of the Noturnos exhibition, held in the
same year in a solo exhibition at the Centro Cultural Vergueiro, in São Paulo.
This series is part of the Caça-Palavras and Palavras Cruzadas series, which
began in 2003. The works were elaborated with reference to the wall-poems that
appeared in Numinosum, in 2000, and later in Cityscape, in 2001 and 2002.
These works are a continuation of the artist's most recent
investigations, which include a reflection on the mechanisms we use to escape
the pressures imposed by everyday life. With humor and offering an aesthetic
and poetic experience, the works seek to emphasize the artifices used by the
media to make the individual at the same time an accomplice of this system that
has already co-opted him. The most perverse consequence of this process is the
illusion of power, pleasure and self-esteem experienced.
Taking the idea of play and pastime as a reference, the works feature a mirrored surface of
black and blue stainless steel, with silver letters that contrast with each
other and create a visual field laden with poetic meanings and graphic
variations. It is necessary to make an effort to apprehend
the text, as the reality of the environment invades the surface of the
stainless steel mirror, transforming the work into a space and an experience of
parallel time, in suspension, allowing for countless projections of meaning.
Ana Maria Tavares, 2004