Alguns Pássaros (Those in Flight), 1991
Dimensão / Dimension
110 x 140 x 60
Categoria / Category
three-dimensional
Material / Materials
Aço carbono cromado

[português]

"Alguns Pássaros (Those in Flight) tratou de introduzir, de forma mais definitiva, o caráter da obra como um lugar para o observador, cuja função primeira seria interromper a realidade contínua de seu espaço-tempo. Na medida em que definia um espaço para a contemplação no interior da própria obra, ampliava os objetivos almejados com a introdução dos "beirais". Nesse sentido, o trabalho poderia ser entendido como um mirante, lugar que propicia a experiência distanciada da realidade ou mesmo um aparelho de transporte para outro espaço-tempo. “Alguns Pássaros (Those in Flight)” foi projetado tendo em vista a medida exata do corpo; sugere que o espectador ocupe este lugar. No título da obra, alguns é pronome indefinido, plural que significa mais de um, diversos, vários (entre maior número) e refere-se àqueles que optarem por participar do trabalho; pássaros, ou a palavra em inglês flight (vôo), sugere a ideia de uma situação transitória, ou seja, a experiência do olhar atingindo outras paragens. No entanto, a sugestão de deslocamento, que se efetiva apenas virtualmente, é paradoxal: o espectador deve ser capturado pela escultura por meio de seus atributos hipnóticos. A superfície cromada dessa escultura absorve e reflete o seu entorno e as duas bandejas acopladas nas laterais da obra funcionam como espelhos que capturam o espectador ao refletir sua imagem. A passagem de um revestimento preto-fosco (característico das esculturas até então) para uma superfície cromada, foi a opção por uma dissolução da obra no seu entorno bem como o rebaixamento de sua presença como desenho expressivo, a fim de privilegiar outros conteúdos. Com inspiração nos “beirais”, o arranjo dessas estruturas verticais fixadas no chão para apoiar o corpo tinha por objetivo afirmar a obra como um lugar protegido, para uma experiência que só poderia ser vivenciada através do corpo capturado e do olhar.


[inglês]

"Some Birds (Those in Flight) tried to introduce, in a more definitive way, the character of the work as a place for the observer, whose primary function would be to interrupt the continuous reality of its space-time. Insofar as it defined a space for the contemplation inside the work itself, expanded the desired objectives with the introduction of the "eaves". In this sense, the work could be understood as a lookout, a place that provides the experience distanced from reality or even a transport device to another space- time.

“Some Birds (Those in Flight)” was designed with exact body measurement in mind; suggests that the spectator occupies this place. In the title of the work, some is an indefinite pronoun, plural meaning more than one, diverse, several (among a greater number) and refers to those who choose to participate in the work; birds, or the English word flight, suggests the idea of a transitory situation, that is, the experience of looking reaching other places. However, the suggestion of displacement, which only takes effect virtually, is paradoxical: the spectator must be captured by the sculpture through its hypnotic attributes. The chromed surface of this sculpture absorbs and reflects its surroundings and the two trays attached to the sides of the work act as mirrors that capture the viewer by reflecting their image. The transition from a matte black coating (characteristic of sculptures until then) to a chromed surface was the option for dissolving the work in its surroundings, as well as the downgrading of its presence as an expressive drawing, in order to privilege other contents. Inspired by the “eaves”, the arrangement of these vertical structures fixed to the ground to support the body aimed to affirm the work as a protected place, for an experience that could only be experienced through the captured body and the gaze.

Ana Maria Tavares, 2000


Alguns Pássaros (Those in Flight). Vista da exposição "No Lugar Mesmo: Uma Antologia de Ana Maria Tavares", na Pinacoteca de São Paulo, 2016. Créditos: Ruy Teixeira.


Detalhe da obra Alguns Pássaros (Those in Flight), 1991.Créditos: Ruy Teixeira.


Alguns Pássaros (Those in Flight). Vista da exposição "No Lugar Mesmo: Uma Antologia de Ana Maria Tavares", na Pinacoteca de São Paulo, 2016. Créditos: Ruy Teixeira.


Alguns Pássaros (Those in Flight). Vista da 21ª Bienal de São Paulo, São Paulo, 1991.


Alguns Pássaros (Those in Flight). Vista da 21ª Bienal de São Paulo, São Paulo, 1991.