Container e Escada, 1990
Dimensão / Dimension
medidas variáveis
Categoria / Category
three-dimensional
Material / Materials
Aço carbono, poliuretano preto

[português]

 "(...) Escada, Container e Pendurador, objetos de parede que guardam já nos títulos associação nítida com os utilitários inúteis de Arte Híbrida, são executados em aço carbônico (...). Os dois primeiros, em exagerada verticalidade, associam, às dimensões iguais, plataformas elevadas a provocar a contenção do olhar: nem tudo pode ser desvendado nesse universo, que mantém a ambiguidade como marca indispensável da sensibilidade contemporânea. (...) Nestas obras, novos fios condutores vêm à tona. A escolha de certo vocabulário intuitivo subverte o ritmo linear com a enfatização do geométrico e a depuração das formas orgânicas e vai prolongar-se na tensão quase erótica que cerca essas esculturas. Há nelas uma sedução perversa a voltear e enlaçar o espectador, conquistando sua cumplicidade. Extremamente bem realizada como é a síntese procurada nestes trabalhos - na indagação das possibilidades e desdobramentos do material, no diálogo dramático entre escultura, pintura e desenho - dribla aproximações com o racionalismo minimalista".




[inglês]

"(...) Ladder, Container and Hanger, wall objects that already keep in their titles a clear association with the useless utilities of Hybrid Art, are executed in carbon steel (...). The first two, in exaggerated verticality, associate , equal in size, raised platforms to restrain the gaze: not everything can be unveiled in this universe, which maintains ambiguity as an indispensable mark of contemporary sensibility. (...) In these works, new guiding threads come to the fore. of a certain intuitive vocabulary subverts the linear rhythm with the emphasis on the geometric and the purification of organic forms and will continue in the almost erotic tension that surrounds these sculptures. well accomplished as is the synthesis sought in these works - in the investigation of the possibilities and unfolding of the material, in the dramatic dialogue between sculpture, painting and drawing - it dribbles approximations with minimalist rationalism".


Stella Teixeira de Barros

BARROS, Stella Teixeira de. Ana Maria Tavares. Galeria: Revista de Arte, n. 23, p. 49-53.


Container e Escada, 1990. Aço carbono e madeira maciça torneada. Medidas variáveis. Edição única. Créditos: Ruy Teixeira.


Container e Escada, 1990. Créditos: Isabela Matheus.


Container e Escada, 1990. Vista geral da exposição "No Lugar Mesmo: uma antologia de Ana Maria Tavares", na Estação Pinacoteca, São Paulo. Créditos: Isabela Matheus.


Container e Escada. Obra exposta na Galeria Raquel Arnaud, 1990.


Escada e Container na Galeria Raquel Arnaud, 1990.


Container e Escada, 1990. Vista da exposição na Galeria Raquel Arnaud, 1990.