[português]
O projeto colaborativo Natural-Natural:
Paisagem e Artifício, realizado em Fortaleza/CE durante o ano de 2013,
envolveu artesãos, designers e artistas locais. O objetivo do projeto era
explorar o diálogo entre a obra do renomado paisagista Roberto Burle Marx e a
produção recente da artista Ana Maria Tavares. Durante esse processo, foram levantadas
questões sobre as tensões e dinâmicas da cidade, especialmente em relação às
reservas naturais do Parque do Cocó, onde o Rio Cocó flui. Dentro do projeto,
foram criadas diversas obras, incluindo duas em destaque: Vitórias Régias
para o Rio Cocó e Jardim para Burle Marx (Sala Branca). Para criação
da obra Vitórias Régias para o Rio Cocó, foram realizados estudos das
obras da artista voltadas para a análise do legado de Burle Marx e da natureza
tropical. Uma das obras examinadas foi Vitórias Régias para Naiah
(2008), feita em aço inox colorido para o Toyota Museum. Outra obra analisada
foi o Pavilhão para Burle Marx (Observatório das Águas) (2009).
No
processo de criação das Vitórias Régias para o Rio Cocó, optou-se por
reduzir a escala das vitórias-régias e realizar uma série de experimentações
para observar a variedade de formas e cores. Essas experimentações levaram a
uma interpretação e combinação mais livre, resultando em peças abstratas em
ouro e prata, conhecidas como “flutuantes”. Essas peças foram elaboradas com
fios dourados e prateados, abolindo completamente o uso de cores. Em 2014, os
questionamentos foram ampliados, e um novo grupo de obras foi adicionado ao
conjunto inicial das “Vitórias Régias”. Esse novo grupo foi denominado “Vitórias
Régias para Purus e Negros”, nomeando assim os rios Purus e Negros, que
atravessam o território brasileiro ao norte e ao sul do país. A intenção era
abordar questões relacionadas às bacias hidrográficas brasileiras. Essa
abordagem foi inspirada por dois projetos anteriores.
O
primeiro projeto foi uma obra pública realizada em 2008 para a exposição “Soonsbeek_10”,
na cidade de Arnhem, Holanda. Essa obra, intitulada Secrets of the Waters (for
Mnemosyne) (O Segredo das Águas para Mnemosyne), nomeou as 83 nascentes de
água da região de Gelderland, explorando o processo contínuo de manipulação e
reengenharia da natureza presente na constituição da paisagem local. O segundo
projeto, Pavilhão para Burle Marx: Observatório das Águas. Ensaio para o
Lago Guaíba, foi concebido como uma intervenção crítica em relação às
condições insalubres das águas do Lago Guaíba, que possui uma área de 452 km² e
abastece toda a região da cidade de Porto Alegre.
Portanto,
o projeto colaborativo Natural-Natural: Paisagem e Artifício explorou o
diálogo entre a obra de Roberto Burle Marx e a produção da artista local,
abordando questões relacionadas à paisagem, à natureza tropical, à manipulação
da natureza e às bacias hidrográficas brasileiras.
Ana Maria Tavares, 2014