Desviantes (da série Hieróglifos Sociais), 2011
Dimensão / Dimension
152 x 283 x 18 cm e 152 x
Categoria / Category
three-dimensional
Material / Materials
Perfil de alumínio, painel de alumínio composto, aço inox colorido e prata, impressão digital, pintura eletrostática

[português]

Em Desviantes (da série Hieróglifos Sociais), uma reconstrução digital do Palácio das Artes da Oca em São Paulo, de Niemeyer, é capturada pelo formato clássico de uma janela horizontal, coberta por camadas de vidraças de mosaico de aço inoxidável. A aparição distorcida e de pesadelo do Edifício Oca é contida por duas estruturas fundamentais do modernismo: a grade e a janela horizontal, uma das cinco características da arquitetura moderna de Le Corbusier, conforme declarado em seu manifesto “Cinco pontos para uma nova arquitetura”. A personificação da janela horizontal de Le Corbusier revela uma relação histórica e complexa entre antiguidade e modernismo, e entre as origens da arquitetura e a estratégia moderna da tábula rasa. Normalmente, uma abertura retangular na fachada de um edifício está situada ao nível dos olhos, proporcionando uma visão e permitindo que o ar e a luz fluam para o interior. Em contraste, as janelas horizontais de Tavares são sólidas e se estendem até o chão, criando uma sensação de solidez e peso. A peça critica a rigidez limpa da grade e do espaço horizontal da janela e, portanto, a agenda disciplinar do modernismo, oferecendo uma estrutura opaca e pesada sem interpenetração entre o exterior e o interior, reduzindo a robusta espacialidade do mundo a meros pontos manipuláveis ​​em eixos x e y. Os mundos representados são inteiramente internos, representando ideias socialmente construídas sobre a natureza e suas estruturas.


[inglês]

In Desviantes (from the series Social Hieroglyphs), a digital reconstruction of Niemeyer’s Oca Palace of Arts in São Paulo is captured by the classical format of a horizontal window, covered by layers of stainless-steel mosaic windowpanes. The twisted and nightmarish apparition of the Oca Building is contained by two fundamental structures of modernism: the grid and the horizontal window, one of Le Corbusier’s five features of modern architecture, as stated in his manifesto, “Five Points Towards a New Architecture.” The embodiment of Le Corbusier’s horizontal window reveals an historical and complex relationship between antiquity and modernism, and between the origins of architecture and the modern strategy of the tabula rasa. Typically, a rectangular opening on a building’s facade is situated at eye level, providing a view and allowing for air and light to flow into the interior. In contrast, Tavares’ horizontal windows are solid and extend all the way down to the floor, creating a sense of massiveness and weight. The piece critiques the clean rigidity of both the grid and the horizontal window space, and thereby modernism’s disciplinary agenda, offering an opaque, weighty structure with no interpenetration between the outside and inside, reducing the robust spatiality of the world to mere manipulable points on x and y axes. The depicted worlds are entirely internal, representing socially constructed ideas of nature and its structures.


Opium. Desviante Double_Dia R (da série Hieróglifos Sociais). Vista da exposição "Sortir du Silence: au-delà de la modernité”, na Galleria Continua - Paris, 2023. Créditos: cortesia da artista e Galleria Continua, foto por Allison Borgo.


Detalhe da obra Opium. Desviante Double_Dia R (da série Hieróglifos Sociais). Vista da exposição "Sortir du Silence: au-delà de la modernité”, na Galleria Continua - Paris, 2023. Créditos: cortesia da artista e Galleria Continua, foto por Allison Borgo.


Opium. Desviante Double_Dia R (da série Hieróglifos Sociais). Vista da exposição "Sortir du Silence: au-delà de la modernité”, na Galleria Continua - Paris, 2023. Créditos: cortesia da artista e Galleria Continua, foto por Allison Borgo.


Vista da exposição "Sortir du Silence: au-delà de la modernité”, na Galleria Continua - Paris, 2023. Créditos: cortesia da artista e Galleria Continua, foto por Allison Borgo.


Sparta. Desviante Triple_Dia L (da série Hieróglifos Sociais), 2011. 152 x 423 x 18 cm. Edição: Única. Créditos: Flávio Lamenha.


Opium. Desviante Double_Dia R (da série Hieróglifos Sociais) e Shalimar. Desviante Double_Dia L (da série Hieróglifos Sociais). Créditos: Flávio Lamenha.


Royal. Desviante Double_Dia R (da série Hieróglifos Sociais), 2011. 152 x 283 x 18 cm. Edição: Única. Créditos: Flávio Lamenha.


Royal. Desviante Double_Dia R (da série Hieróglifos Sociais), 2011. Créditos: Flávio Lamenha.


Royal. Desviante Double_Dia R (da série Hieróglifos Sociais), 2011. Créditos: Flávio Lamenha.


Eden. Desviante Double_Dia Solo L (da série Hieróglifos Sociais), 2011. 152 x 283 x 18 cm. Edição: Única. Créditos: Flávio Lamenha.


Pallazzo. Desviante Triple_Dia L (da série Hieróglifos Sociais), 2011. 152 x 423 x 18 cm. Edição: Única. Créditos: Flávio Lamenha.


Vista da exposição "Desviantes (da série Hieróglifos Sociais)", na Galeria Vermelho, São Paulo, 2011. Créditos: Flávio Lamenha.