Numinosum, 2001
Dimensão / Dimension
102 m2
Categoria / Category
installation
Material / Materials
Aço inoxidável, água, texto em vinil espelhado e áudio.

A obra Numinosum¹ é composta por esculturas, texto e áudio. Ela proporciona a experiência especular em três níveis distintos. O primeiro, por meio de esculturas que propõem uma experiência de contemplação e mergulho; o segundo, indicial, composto por uma parede-poema com letras espelhadas sobre as paredes brancas e, finalmente, de maneira metafórica, o terceiro consiste em uma peça sonora construída a partir de um registro do mundo vertiginoso das especulações abstratas e das negociações no campo dos mercados futuros. A obra central da instalação é intitulada "Coxia Maior", uma espécie de mandala elevada do chão com espelho d'água. Disposta ao seu redor estão "Coxias Planas", peças espelhadas em aço inox inspiradas nas coxias de negociações de mercados futuros. Todas elas formam uma constelação e são como aparelhos para um deslocamento espaço-temporal. A parede-poema é composta por palavras e expressões apropriadas ou inventadas. Trata-se de dar ênfase aos artifícios criados pela nossa sociedade ou por nós mesmos para escapar das pressões da vida contemporânea. Estes artifícios nos tornam ao mesmo tempo cúmplices e vítimas do sistema que nos co-optou. A consequência mais perversa desse processo é a ilusão de poder, prazer e auto-estima vivenciadas.

A origem desta obra se dá a partir da constatação de que tanto no mundo da arte quanto na engrenagem que move o mundo capitalista vivemos alimentados por situações abstratas, especulações e projeções futuras. O mundo das abstrações ficou finalmente tão familiar que não é mais nenhum esforço o trânsito entre as experiências concretas ou aquelas de caráter virtual. Para representar tal situação tomo emprestados elementos do mobiliário encontrado hoje no pregão da Bolsa de Mercadorias & Futuros de São Paulo que, vistos do ponto de vista de minha produção recente poderiam ser caracterizados como "estruturas de suporte para um corpo em trânsito". São parapeitos que dão suporte ao corpo que pratica um deslocamento espaço-temporal com a plena convicção de poder transformar este tempo projetado em realidade. Estas estruturas são transformadas em plataformas-mirantes. Elas propiciam a possibilidade de uma experiência que não é mais camuflada pelo coletivo ou pela vertigem da ação em massa mas tem como princípio o indivíduo. 

Por meio da articulação desses elementos, esta obra pretende manter o visitante em suspensão, propiciar a dilação do tempo de tal forma a colocá-lo em xeque diante da reverberação das realidades espelhadas. 

¹ A palavra "numem" (latim) é tradução direta do grego (Daimon).. Numinosum é uma palavra de origem latina derivada de um verbo que significa acenar com a cabeça e refere-se a uma divindade que dá sua aprovação ou impõe sua recusa. Trata-se, portanto, de um conceito de divino estreitamente ligado a ideia de "destino". Numinosum aqui é empregado também como divino no sentido mais moderno e refere-se à objetos de adoração. 

Ana Maria Tavares, 2002


Numinosum, 2002. Aço inoxidável, água, polyester espelhado e peça sonora. 120 m². Edição única. Créditos: Anzai.


Numinosum, 2002. Vista geral da exposição "The Encounters in the 21st Century: Polyphony - Emerging Resonances", no 21st Century Museum of Contemporary Art, Kanazawa, Japão, 2004. Créditos: Anzai.


Numinosum, 2002. Vista geral da exposição "Numinosum" na Galeria Brito Cimino, São Paulo, 2002. Créditos: desconhecido.


Numinosum, 2002. Vista geral da exposição "Numinosum" na Galeria Brito Cimino, São Paulo, 2002. Créditos: desconhecido.


Numinosum, 2002. Vista geral da exposição "Numinosum" na Galeria Brito Cimino, São Paulo, 2002. Créditos: desconhecido.


Numinosum, 2002. Vista geral da exposição "Numinosum" na Galeria Brito Cimino, São Paulo, 2002. Créditos: desconhecido.


Numinosum, 2002. Vista geral da exposição "Numinosum" na Galeria Brito Cimino, São Paulo, 2002. Créditos: desconhecido.


Numinosum, 2002. Vista geral da exposição "Numinosum" na Galeria Brito Cimino, São Paulo, 2002. Créditos: desconhecido.


Numinosum, 2002. Vista geral da exposição "Numinosum" na Galeria Brito Cimino, São Paulo, 2002. Créditos: desconhecido.


Numinosum, 2002. Vista geral da exposição "Layers of Brazilian Art" na Faulconer Gallery / Grinnell College, Iowa, EUA, 2003. Créditos: desconhecido.


Numinosum, 2002. Vista geral da exposição "Layers of Brazilian Art" na Faulconer Gallery / Grinnell College, Iowa, EUA, 2003. Créditos: desconhecido.


Numinosum, 2002. Vista geral da exposição "Layers of Brazilian Art" na Faulconer Gallery / Grinnell College, Iowa, EUA, 2003. Créditos: desconhecido.


Detalhe da obra Numinosum, 2002. Exposição "Layers of Brazilian Art" na Faulconer Gallery / Grinnell College, Iowa, EUA, 2003. Créditos: desconhecido.