Tautorama (da série Airshaft para Piranesi), 2013
Dimensão / Dimension
325 m2
Categoria / Category
installation
Material / Materials
Perfil de alumínio, alumínio composto, impressão digital em poliéster prata espelhado

[português]

TAUTORAMA – Ana Maria Tavares
“Dada a causa, a natureza produz o efeito 
no modo mais breve em que pode ser produzido." Leonardo Da Vinci

“Tautorama” é uma palavra inventada, fusão de tautologia (repetição de um mesmo pensamento, A1:I107 de diferentes maneiras) e hórama (palavra grega que significa “vista” ou “espetáculo”). O artifício de somar significados e criar espelhamentos são características presentes no trabalho de Ana Maria Tavares.
Os vídeos que abrem a mostra são registros de uma memória distante, uma natureza intocada. As imagens em preto e branco e slow motion sugerem uma dilatação no tempo. A divisão em diferentes telas e a repetição das cenas propõe uma suspensão da velocidade cotidiana em que vivemos e com que chegamos neste espaço, neste instante. Um prenúncio que prepara o olhar.
A sala principal revela, reflete e questiona. Revela o lado de fora, reflete o olhar da artista, questiona o próprio local expositivo. A retirada dos painéis que sempre taparam a visão exterior para quem estava no interior da sala foi o ponto de partida.
O gesto, aparentemente simples, foi despertado pela busca de poesia atrás das falsas paredes e fora da instituição.  A ação resgata a história e a beleza natural do lugar. Um ato performático que causa uma reação instantânea.
O revelar da exuberante natureza que circunda o prédio e a entrada franca da luz solar pelas vidraças do edifício são ecos da memória do local. Um resgate da proposta arquitetônica original de relação do prédio com o lado de fora, e vice-versa.  E,  com o passado mais distante daquela área, que antes da construção era mata.
O verde das plantas e a distribuição espontânea dos galhos, folhas e árvores criam um diálogo direto, quase um reflexo, com a série de fotografias “Airshaft”. O emaranhamento geométrico e assimétrico das imagens e a tonalidade predominantemente verde e cinza formam uma espécie de floresta artificial e arquitetônica.
As fotos expostas em grande escala, de forma semicircular, criam um ambiente imersivo que mescla visões naturais e artificiais, seja no reflexo percebido ou em sua inexistência. Ambiguidade também presente na relação com o tempo, passado e presente; com o espaço, interno e externo; e com a velocidade: aceleração e contemplação.
Afinal, a proposta é sentar, relaxar, respirar, observar, fruir e sentir a vista espetacular,  sempre igual e diferente, o "Tautorama" das diversas naturezas ao redor.

Daniel Rangel

Tautorama I a X (da série Airshaft para Piranesi). Perfil de alumínio, alumínio composto, impressão digital sobre poliéster prata espelhado e vídeo projeção. 352 m². Edição: única. Créditos: Pedro Perez Machado.


Tautorama I a X (da série Airshaft para Piranesi). Créditos: Pedro Perez Machado.


Tautorama I a X (da série Airshaft para Piranesi). Créditos: Pedro Perez Machado.


Tautorama I a X (da série Airshaft para Piranesi). Créditos: Pedro Perez Machado.


Tautorama I a X (da série Airshaft para Piranesi). Créditos: Pedro Perez Machado.