Utopia Negativa I, 2019
Dimensão / Dimension
134 x 137 x 8 cm
Categoria / Category
Painel
Material / Materials
Modelagem digital impressa sobre acrílico, fotomontagem impressa sobre ACM, aço inox e alumínio / Digital modeling printed on acrylic, photomontage printed on ACM, stainless steel and aluminum

[português]

As obras pretendem questionar as relações entre “desenho, ordem e estrutura que estão fadadas à fragmentação, desordem e dissolução” e a relação tensa entre natureza e artifício, entre pureza e contaminação. Da mesma forma que Piranesi toma 'ruínas arquitetônicas históricas com um desenho imaginário voltado para o futuro', tomo minerais orgânicos transformados em imagens digitais ficcionais e materiais industriais como ponto de partida para criar o que imagino como ruínas do futuro e cartografias contaminadas. A obra fala de um universo transitório, que muda constantemente de um urbanismo arqueológico e fraturado de um futuro imaginado para uma investigação asséptica e racionalizada sobre a natureza.




[inglês]

The works intend to question the relations between ‘design, order, and structure which are bound to fragmentation, disorder, and dissolution’ and also the tense relation between nature and artificie, between purity and contamination. In the same manner as Piranesi takes ‘historic architectural ruins with an imaginary design oriented to the future’ I take organic minerals transformed into digital fictional images and industrial materials as a point of departure to create what I envision as ruins of the future and contaminated cartographies. The work speaks of a transitory universe, one that shifts constantly from an archaeological and fractured urbanism of an imagined future to an aseptic and rationalized inquiry about nature.

Ana Maria Tavares, 2019


Utopia Negativa I, 2019. Modelagem digital impressa sobre acrílico, fotomontagem impressa sobre ACM, aço inox e alumínio. 125 x 133,2 x 7,6 cm. Edição única. Créditos: Pedro Perez Machado.


Utopia Negativa I, 2019. Créditos: Pedro Perez Machado.


Vista geral da exposição "O Real Intocável", na Galeria Silvia Cintra, 2019. Créditos: Pedro Perez Machado.