Ob Skena, in acqua. Gampi, 2018
Dimensão / Dimension
80x80x20cm e 100x120x20cm
Categoria / Category
three-dimensional
Material / Materials
Travertino, acrílico, papel, aço inox e sistema de iluminação

[português]

A origem etimológica da palavra obscenidade** reporta à Roma Antiga (sec V aC) e tem como base as rígidas convenções sobre aquilo que a sociedade ateniense julgava ser permitido ou não fazer, o que era bem visto ou aceitável expor e isto, por sua vez, reverberava nas representações da arte. É no teatro que se formula então a maneira de comunicar ao público aquilo que se considerava indecoroso ou que pudesse ofender os sentidos. Assim, tudo que estivesse fora da moral e dos princípios vigentes, o que não se aceitava, deveria ser trabalhado ob skena, isto é, fora de cena; uma espécie de formulação subliminar capaz de comunicar ao público o que não se podia revelar explicitamente. (...) The great lie or paradox of the obscene then is that in pushing the offensive action off stage, the author necessitates that the audience must envision that very action that was removed, that they must articulate their own understanding or schema or representation of what is taboo.

A obra aqui apresentada é a primeira da série micropaisagens na qual a artista faz uso do travertino romano, material muito usado na arquitetura desde a antiguidade e uma das pedras mais utilizadas na arquitetura modernista. Formada pela rápida precipitação do carbonato de cálcio por ação da água de rios e nascentes de águas geotermicamente quentes, suas superfícies porosas resultam do processo da ação da água, o que lhe confere uma aparência contaminada e impura. Por vezes estas sedimentações incorporam elementos vivos e frequentemente apresentam uma infinita variedade de texturas e desenhos que sugerem micropaisagens e universos diminutos. Aqui a artista toma estas características da pedra e a assume como ‘ornamento silencioso’, transformando a pedra em uma espécie de organismo luz. Ao amplificar o ornamento ob skena –incrustando na pedra projeções luminosas de cenas por meio das superfícies de lentes e do papel, ela cria uma espécie de teatro submerso onde o que se formou na natureza num tempo expandido e lento é agora revisto como acontecimento em fuga.

**ob = enfrentamento, oposição; caenum = sociedade; scenus (cena). Obsceno = contra a cena, fora da cena; coisas que não se mostra na cena teatral mas as imaginamos).


Ana Maria Tavares, 2018


Ob skena, in acqua. Gampi I (da série Micropaisagens), 2018. Mármore, acrílico, papel, aço inox e sistema de iluminação. 80 x 80 x 20 cm. Edição Única. Créditos: Pedro Perez Machado.


Ob skena, in acqua. Gampi I (da série Micropaisagens), 2018. Créditos: Pedro Perez Machado.


Ob skena, in acqua. Gampi II (da série Micropaisagens), 2018. Mármore, acrílico, papel, aço inox e sistema de iluminação. 100 x 120 x 20 cm. Edição Única. Créditos: Edouard Fraipont.


Ob skena, in acqua. Gampi II (da série Micropaisagens), 2018. Créditos: Edouard Fraipont.


Ob skena, in acqua. Gampi II (da série Micropaisagens), 2018. Créditos: Edouard Fraipont.


Detalhe da obra Ob skena, in acqua. Gampi II (da série Micropaisagens), 2018. Créditos: Edouard Fraipont.


Detalhe da obra Ob skena, in acqua. Gampi II (da série Micropaisagens), 2018. Créditos: Edouard Fraipont.