Enigmas de uma Noite com Midnight Daydreams, da Série Dream Stations, 2004
Dimensão / Dimension
350 m2
Categoria / Category
installation
Material / Materials
Poltronas, cabines, aço inox, vidro, couro, espelhos, projeção de vídeo, áudio / Armchairs, cabins, strainless steel, glass, leather, mirror, video projection, audio piece

A obra “Enigmas de uma Noite com Midnight Daydreams (da série Dream Stations)” busca proporcionar uma experiência que possibilite o questionamento a respeito das consequências geradas por esse impulso tão natural e inerente ao ser humano. As ideias de trânsito e passagem, ligadas também às noções de velocidade, de imediatez, dos fluxos intensos e das redes que marcam nossa era, têm gerado em nós ainda mais angústias, aflições e desejos interiores e, apesar das grandes conquistas e do desenvolvimento de nossa cultura, estamos ainda longe de conseguir superá-los.

A instalação, de 350 m2, é composta por poltronas-leito em couro e plástico injetado, cabines com música, música ambiente e piso revestido em fórmica. Há ainda “Midnight Day Dreams”, 2004, um filme para projeção em grande escala, realizado a partir de imagens capturadas em 16mm, no período entre guerras, pelo Capitão Schenk da Companhia Marítima Hamburg Süd, durante suas inúmeras viagens entre Hamburgo e Buenos Aires, passando por toda costa brasileira. O material original, até hoje inédito, foi telecinado e trazido da Europa exclusivamente para esse fim, e aqui no Brasil foi editado sob a direção da artista para “Enigmas de uma Noite com Midnight Daydreams (da série Dream Stations)”.

Nessa instalação, o caráter ficcional atingiu uma tensão máxima onde, pela primeira vez no contexto da produção, presente, passado e futuro parecem se dissolver em um único tempo vertiginoso da experiência deslocada de nós mesmos, paralisante. A arquitetura ultrapassa seus limites físicos perfurando o tempo nos espelhos e na parede-paisagem em movimento, na perspectiva demarcada por um piso xadrez e na paisagem sonora.

Ana Maria Tavares, 2004

Photo: João Musa


Photo: João Musa


Photo: João Musa


Photo: João Musa


Photo: João Musa


Photo: João Musa


Photo: João Musa