Jardim para Burle Marx (Sala Branca), 2013: detalhe [esq]: Coluna com Banco de Elevador, 1997. Aço inox, couro branco, teflon, madeira e espuma. 420 x 48 cm x 30 cm. Tiragem: 10. [centro] Jardim para Burle Marx (Sala Branca). Tecidos e fios diversos de algodão, lã e poliéster, couro, madeira, aço inox e manta acrílica. [parede}Natureza (da série ‘Bunker, o Homem Ilha’), 2005. Video projeção em 4 monitores LCD 52". Duração: 30’ (modo looping). Imagens originais captadas por Capitão Friedeich Johann Heinrich Schenk (1876-1959) no período 1932-1938. Arquivo: Família Schenk, Suíça. Imagens cedidos à artista em 2004. Formato: filme 16 mm telecinado e transferido para formato DVD: mudo, PB. Locais: viagens realizadas no percurso entre Hamburgo, Alemanha e Buenos Aires, Argentina . Concepção e direção de edição: Ana Maria Tavares. Edição: Juliana Mori e Pedro Perez Machado. Foto: Bruno Shultze.
Foto: João Tavares Pini.
Detalhe de obra. Foto: Vitor Cesar.
Detalhe de obra. Foto: Vitor Cesar.
Detalhe de obra. Foto: Bruno Shultze.
Vitórias Régias para o Rio Cocó (I a XVI), 2013. Tecidos e fios diversos, acrílico, aço inox, nióbio, ouro rosa, cobre. Instalação 50 m2. Foto: Bruno Shultze.
Foto: João Pini.
Foto: João Pini.
Foto: João Pini.
Foto: João Pini.
Foto: João Pini.
Fachadas Insanas (Biombos da série Condomínios), 2013 Madeira, acrílico, poliestireno, poliéster espelhado, couro metalizado e aço cromado 25 m2. Foto: João Pini.
Detalhe: Fachadas Insanas (Biombos da série Condomínios), 2013 Madeira, acrílico, poliestireno, poliéster espelhado, couro metalizado e aço cromado 25 m2. Foto: Bruno Shultze.
Fachadas Insanas, 2013. Foto: Bruno Shultze.
Detalhe: Azulejos Poros I a IV (da série Condomínios), 2013. Impressão com tinta pigmentada mineral sobre papel Hahnmüehle Photo Rag 308g. Bordado em ponto arroz; placa petri e madeira freijó. 176 x 362 x 6 cm. Fotomontagem: Pedro Perez Machado. Foto: Bruno Shultze
Detalhe: Azulejos Poros I a IV (da série Condomínios), 2013. Impressão com tinta pigmentada mineral sobre papel Hahnmüehle Photo Rag 308g. Bordado em ponto arroz; placa petri e madeira freijó. 176 x 362 x 6 cm. Fotomontagem: Pedro Perez Machado. Foto: Bruno Shultze
Detalhe: Azulejos Poros I a IV (da série Condomínios), 2013. Impressão com tinta pigmentada mineral sobre papel Hahnmüehle Photo Rag 308g. Bordado em ponto arroz; placa petri e madeira freijó. 176 x 362 x 6 cm. Fotomontagem: Pedro Perez Machado. Foto: Bruno Shultze
Fachadas Insanas (Biombos da série Condomínios), 2013 Madeira, acrílico, poliestireno, poliéster espelhado, couro metalizado e aço cromado 25 m2. Foto: Bruno Shultze
Detalhe: Fachadas Insanas (Biombos da série Condomínios), 2013 Madeira, acrílico, poliestireno, poliéster espelhado, couro metalizado e aço cromado 25 m2. Foto: Bruno Shultze
Detalhe: Fachadas Insanas (Biombos da série Condomínios), 2013 Madeira, acrílico, poliestireno, poliéster espelhado, couro metalizado e aço cromado 25 m2. Foto: Bruno Shultze
Detalhe. Foto Bruno Shultze
Vista geral da instalação. Pandanus. Palha de bananeira, espuma de polietireno expandido, papel kraft, aço carbono. Organismos Luz. Grafite e pastel sobre papel sobre papel Hahnmüehle Photo Rag 308g. 75 m2. Foto: João Tavares Pini
Detalhe: Organismos Luz. Grafite e pastel sobre papel sobre papel Hahnmüehle Photo Rag 308g. Foto: João Tavares Pini
Detalhe: Organismos Luz. Grafite e pastel sobre papel sobre papel Hahnmüehle Photo Rag 308g. Foto: João Tavares Pini
Vista geral da instalação. Pandanus. Palha de bananeira, espuma de polietireno expandido, papel kraft, aço carbono. 75 m2. Foto: João Tavares Pini
Detalhe: Pandanus. Palha de bananeira, espuma de polietireno expandido, papel kraft, aço carbono. 75 m2. Foto: João Tavares Pini
Detalhe: Pandanus. Palha de bananeira, espuma de polietireno expandido, papel kraft, aço carbono. 75 m2. Foto: João Tavares Pini
Detalhe: Pandanus. Palha de bananeira, espuma de polietireno expandido, papel kraft, aço carbono. 75 m2. Foto: João Tavares Pini
Vista geral da Sala de Referências, resultado da pesquisa e do convívio com artistas, artesãos, pesquisadores, gestores e a comunidade em geral. Além de apresentar o processo de trabalho desenvolvido em quase um ano de atividades, apresenta uma série de obras históricas e outras realizadas especialmente para a exposição por artistas convidados, entrevistas e documentos que inspiraram ou nortearam o estudo de caso sobre a passagem de Burle Marx em Fortaleza a partir dos anos sessenta. Foto: Bruno Shultze. Expografia: Vitor Cesar
Vista geral da Sala de Referências. Esquerda: Guiomar Marinho (Curitiba). Vive e trabalha em Fortaleza). Tapeçaria Bananeira, década de 1980. Bordado. Fibra de burití, originária da palmeira do mesmo nome, fiada e tingida pela artista com técnica própria. Fios de lã de diversos diâmetros e cores. 152 x 90 cm. Coleção da Artista. Foto: Bruno Shultze
Vista geral. Sala de Referências. Obras do acervo Ana Maria Tavares, realizada nos anos oitenta, mostradas aqui por criarem um diálogo com as proposições e o desenvolvimento das obras durante os Laboratórios de Imersão e com os trabalhos dos artistas convidados. Ao fundo, obra de Silvania de Deus, especialmente criada para a exposição. Foto: João Tavares Pini
Direita: Fotomontagens e documentação das instalações de Ana Maria Tavares no período entre 1984-1986 e obras dos artistas: Fabiola Salles Mariano, Sillas de Paula, Pedro Perez Machado, Guiomar Marinho. Foto: João Tavares Pini.