Atlântica Moderna: Purus e Negros
Data / Date
2014
Local / Location
Museu Vale
Cidade / City
Vila Velha, ES

Em minha produção, o entendimento de que natureza tropical e arquitetura são construções ideológicas no centro da tríade modernismo, modernidade e modernização conduz a conceituação de obras que interrogam as implicações políticas, econômicas e sociais do movimento moderno no Brasil. Trazendo para o mundo da arte a cumplicidade entre o espaço construído e a utopia da eugenia que a historiadora Fabiola López-Durán desenvolve em sua pesquisa, minha obra perpassa as dicotomias da modernidade – progresso e atraso, beleza e feiura, e pureza e contaminação. Atlântica Moderna: Purus e Negros é uma instalação pensada como aparato crítico que busca construir itinerários e pausas, permeando natureza e artifício, a fim de relativizar a suposta ameaça do tropical e a tão almejada assepsia e geometria da estética moderna. Os conjuntos de obras apresentadas pretendem colocar o visitante na interseção entre arquitetura, ideologia e modernidade, revelando a forma como “a natureza tem sido temida, romantizada, construída, ‘engineered’, mercantilizada, manipulada e gerenciada a partir do século XVIII até nossos dias” – assim como quem pretende prover o visitante com os instrumentos necessários para a exploração de uma grande paisagem. Minhas obras recentes confrontam técnicas industriais com artesania e, assim, levam à inclusão do ornamento – elemento eliminado da arquitetura moderna – para interrogar acerca de gênero, raça e “otherness” – questões comumente ignoradas nas visões que celebram o modernismo. Assim, a natureza tropical – representada ora por meio da releitura de obras de Burle Marx (1909-1994), ora por vitórias-régias ou pelas bacias hidrográficas do Brasil – e a arquitetura – presente nos diálogos de minhas obras por meio do pensamento dos arquitetos modernistas como Adolf Loos (1870-1933), Le Corbusier (1887-1965), Oscar Niemeyer (1907-2012) e Lina Bo Bardi (1914-1992) – figuram como centro de minhas investigações a partir dos anos 1990. AMTavares, SP, Novembro, 2014

“Enquanto natureza e cultura adquiriram um status binário, a obra de Ana Maria Tavares parece afirmar que natureza e artifício são um e o mesmo. Entre o humanismo e o pós-humanismo, entre o estilo branco e asséptico do modernismo e os ornamentos do “outro”, esta exposição revela o fascínio de Tavares pelas manobras da modernidade para reinar na natureza, desvendando as cumplicidades entre modernismo e ideologia em suas implicações políticas, sociais e biológicas.” Fabiola Lopez-Duran and Nikki Moore, Rice University. Houston/USA. November 2014

Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial Sala 01. Desviantes (da série Hieróglifos Sociais). 2011. Perfil de alumínio, painel de alumínio composto, aço inox colorido e prata, impressão digital, pintura eletrostática. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial Sala 01. Desviantes (da série Hieróglifos Sociais). 2011. Perfil de alumínio, painel de alumínio composto, aço inox colorido e prata, impressão digital, pintura eletrostática. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial Sala 01. Desviantes (da série Hieróglifos Sociais). 2011. Perfil de alumínio, painel de alumínio composto, aço inox colorido e prata, impressão digital, pintura eletrostática. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros Vista parcial Sala 01. Desviantes (da série Hieróglifos Sociais). 2011 Vista parcial. Perfil de alumínio, painel de alumínio composto, aço inox colorido e prata, impressão digital, pintura eletrostática. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial Sala 01. Desviantes (da série Hieróglifos Sociais). 2011 Vista parcial. Perfil de alumínio, painel de alumínio composto, aço inox colorido e prata, impressão digital, pintura eletrostática. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial da instalação / Sala 2. 705 m2. Vidro, aço inox, mármore, crochê e bordado em diversos tecidos e couro; video e peça sonora. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial da instalação / Sala 2. 705 m2. Vidro, aço inox, mármore, crochê e bordado em diversos tecidos e couro; video e peça sonora. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial da instalação / Sala 2. 705 m2. Vidro, aço inox, mármore, crochê e bordado em diversos tecidos e couro; video e peça sonora. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial da instalação / Sala 2. 705 m2. Vidro, aço inox, mármore, crochê e bordado em diversos tecidos e couro; video e peça sonora. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial da instalação / Sala 2. 705 m2. Tapete para Burle Marx. Tecidos e fios de algodão, lã e poliéster, couro, madeira, aço inox e manta acrílica. 16 m2. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial da instalação / Sala 2. 705 m2. Tapete para Burle Marx. Tecidos e fios de algodão, lã e poliéster, couro, madeira, aço inox e manta acrílica. 16 m2. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial da instalação / Sala 2. 705 m2. Tapete para Burle Marx. Tecidos e fios de algodão, lã e poliéster, couro, madeira, aço inox e manta acrílica. 16 m2. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Detalhe. Tapete para Burle Marx. Tecidos e fios de algodão, lã e poliéster, couro, madeira, aço inox e manta acrílica. 16 m2. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Detalhe. Tapete para Burle Marx. Tecidos e fios de algodão, lã e poliéster, couro, madeira, aço inox e manta acrílica. 16 m2. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Detalhe. Tapete para Burle Marx. Tecidos e fios de algodão, lã e poliéster, couro, madeira, aço inox e manta acrílica. 16 m2. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Detalhe. Tapete para Burle Marx. Tecidos e fios de algodão, lã e poliéster, couro, madeira, aço inox e manta acrílica. 16 m2. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial. Vitórias Régias para o Rio Cocó (Natural - Natural), 2013. Tecidos e fios diversos, acrílico e aço inox. Dimensões variáveis. Peças em crochê e bordado desenvolvidas em colaboração com a designer Celina Hissa e artesãs de Fortaleza em 2013. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Detalhe. Vitórias Régias para o Rio Cocó (Natural - Natural), 2013. Tecidos e fios diversos, acrílico e aço inox. Dimensões variáveis. Peças em crochê e bordado desenvolvidas em colaboração com a designer Celina Hissa e artesãs de Fortaleza em 2013. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Detalhe. Vitórias Régias para o Rio Cocó (Natural - Natural), 2013. Tecidos e fios diversos, acrílico e aço inox. Dimensões variáveis. Peças em crochê e bordado desenvolvidas em colaboração com a designer Celina Hissa e artesãs de Fortaleza em 2013. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Detalhe. Vitórias Régias para o Rio Cocó (Natural - Natural), 2013. Tecidos e fios diversos, acrílico e aço inox. Dimensões variáveis. Peças em crochê e bordado desenvolvidas em colaboração com a designer Celina Hissa e artesãs de Fortaleza em 2013. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Detalhe. Vitórias Régias para o Rio Cocó (Natural - Natural), 2013. Tecidos e fios diversos, acrílico e aço inox. Dimensões variáveis. Peças em crochê e bordado desenvolvidas em colaboração com a designer Celina Hissa e artesãs de Fortaleza em 2013. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Detalhe. Vitórias Régias para o Rio Cocó (Natural - Natural), 2013. Tecidos e fios diversos, acrílico e aço inox. Dimensões variáveis. Peças em crochê e bordado desenvolvidas em colaboração com a designer Celina Hissa e artesãs de Fortaleza em 2013. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista parcial. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista geral. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Joao Tavares Pini


Atlântica Moderna: Purus e Negros Vista geral. Vitórias Régias para o Rio Cocó II (Natural - Natural), 2013. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros Detalhe Vitórias Régias para Purus e Negros.(Atlântica Moderna), 2013. Tecidos e fios diversos, acrílico e aço inox. Dimensões variáveis. Peças em crochê e bordado desenvolvidas em colaboração com a designer Celina Hissa e artesãs de Fortaleza em 2013. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros Detalhe Vitórias Régias para Purus e Negros. (Natural - Natural), 2013. Tecidos e fios diversos, acrílico e aço inox. Dimensões variáveis. Peças em crochê e bordado desenvolvidas em colaboração com a designer Celina Hissa e artesãs de Fortaleza em 2013. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros Detalhe Vitórias Régias para Purus e Negros.(Atlântica Moderna), 2013. Tecidos e fios diversos, acrílico e aço inox. Dimensões variáveis. Peças em crochê e bordado desenvolvidas em colaboração com a designer Celina Hissa e artesãs de Fortaleza em 2013. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros Detalhe Vitórias Régias para Purus e Negros.(Atlântica Moderna), 2013. Tecidos e fios diversos, acrílico e aço inox. Dimensões variáveis. Peças em crochê e bordado desenvolvidas em colaboração com a designer Celina Hissa e artesãs de Fortaleza em 2013. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista geral. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros Vista geral. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros Vista geral. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros Detalhe. Vitrine, da série Paisagens Perdidas (para Lina Bo Bardi). Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros Detalhe. Vitrine, da série Paisagens Perdidas (para Lina Bo Bardi). Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros. Vista geral. Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo


Atlântica Moderna: Purus e Negros Museu Vale. Vila Velha. ES. 2014. Foto: Sérgio Araújo